terça-feira, 28 de outubro de 2008

Relacionamento vs. Vendas

É comum ver as empresas usarem a internet para vender seus serviços e produtos. Mas o que vou expor aqui é a impressionante cegueira de marketing que 99% das empresas sofrem quando se diz respeito a vendas na internet.

Bem, vamos lá. Comecemos pelo e-commerce, conhecido como easy money. Vemos jovens empreendedores antenados com a internet ganhando milhões com a rede. Mas por quê?
Porque você empreendedor, com mais de 30 anos de experiência, com sua empresa consolidada no mercado ainda perde feio para um empreendedor de 20 anos (de idade). É simples, chama-se RELACIONAMETO.

Um e-commerce hoje deve sair entre 8 a 50 mil reais para ser produzido, um investimento alto para um retorno incerto. Agora, você irá investir um montante razoável na construção da loja... (barulho de freiada) Opa!! Pera ai! Será que o e-commerce realmente é uma loja. Pensem comigo. Quando você vai ao shopping, entra em uma loja, o que você visualiza? Vou ajudar:

Você está fora da Loja: Vitrine
Ao entrar na loja, qual é primeira coisa que você faz... (barulho de freiada) se fosse a um e-commerce você iria direto para o produto, (Continua), você procura o vendedor. Vamos a um curto dialogo:

Vendedor: Boa Noite! Posso ajudar.
Você: Sim. Estou procurando um tênis.
Vendedor: Para que ocasião, corrida, basquete, para bater?
Você: Para corrida.
Vendedor: Faz a demonstração dos Atributos e mostra o diferencial de cada um.

Ok!Um e-commerce está longe de ser uma loja, pois não passa de uma seção de estoque. Em quantos estoques de loja você entrou antes de comprar o bem pretendido?

A internet não é há muito tempo uma rede de computadores e sim uma rede de pessoas como você, que pensam, assimilam e principalmente precisam de sugestão para tomar as decisões.

Vamos usar o mesmo exemplo do tênis, agora na internet. Qual palavra você digitaria no Google? Comprar tênis agora! Lógico que não. Você digitaria: "Tênis para corrida"

Impressionante, os dois primeiros resultados são do mesmo site, feio que dói, mas veja a abordagem. Nada mais é, que RELACIONAMENTO com o cliente.



Vejam os anunciantes pagando fortunas por cliques em Links Patrocinados, coloquei-os com uma tarja vermelha, agora clique em qualquer um, veja se você irá cair direto no estoque, quer dizer no e-commerce deles. Onde está o relacionamento?

Resumo da Ópera:
Se você quer ter um e-commerce alugue o espaço para o estoque e invista em relacionamento.

Autor: Rodrigo Cezar Bianco

Nenhum comentário: