quinta-feira, 19 de junho de 2008

Marketing Digital é coisa séria!

Muito me assusta quando vejo empresas como Nestlé, Volksvagen, BMW e muitas outras cometerem gafes amadoras. Posso citar o caso da Volkswagen que foi punida pelo Google por utilizar em seu site o que chamamos de Black SEO (métodos para enganar buscadores), se refletirmos sobre isso, realmente a Vw não teve culpa nenhuma, pois o mais provável que tenha acontecido foi que sua agência, que não irei citar o nome, acostumada a resolver toda a comunicação da Vw se viu em uma situação atípica até então, veicular o site da Vw nas primeiras páginas dos buscadores em determinadas palavras. Para não decepcionar seu cliente , prontamente procurou alguém que fizesse o tal serviço. Claro sem ninguém dentro da agência que soubesse averiguar o serviço, acabaram contratando uma Eugência de Marketing Digital. E deu no que deu, inclusive aconteceu com a BMW a mesma coisa. Já a Nestlé, tem ótimas idéias, porém na hora de executar pecam, pois estão na mão de profissionais criativos e mesmo muito inteligentes, porém sem experiência no mundo digital.

No marketing digital temos a premissa número 1 que as pessoas vem até sua empresa e não ao contrário. Por tanto seu "site", que deveria ser encarado como uma extensão da empresa ainda é visto como mídia ou mesmo cartão de vistas, em fim, todas as ações feitas dentro do seu site devem seguir procedimentos para análise que no marketing chamamos de Mix de Marketing, porém podemos substituir alguns P’s que para o digital muda-se um pouco o sentido do P.

Convencional:

Promoção
Produto
Preço
Praça

Digital:

Palavra Alvo
Produto
Preço
Posicionamento

Logo explicarei cada P do Marketing Digital.

Abraços

Autor: Rodrigo Cezar Bianco