quarta-feira, 15 de abril de 2009

Procurando Endo!

Hoje a maioria das empresas desprezam informações que se misturam entre primárias e secundárias valiosíssimas. Veja, são milhões de consumidores batendo em sua porta diariamente e você ainda preocupado com apenas aqueles que gritam por atenção através de um envio de orçamento ou compra direta. Mesmo assim você ainda prefere os pouquíssimos que compram em pdv ou entram em sua loja física diariamente. Calma. Você se enquadra nos 90% de mercado.
A evolução empresarial na internet é muito parecida com a evolução da própria internet entre as classes sociais. Se pegarmos os dados estatísticos desta evolução no Brasil, teremos a evolução entre consumidor final da classe A para D. No meio comercial não é diferente, temos a evolução das Grandes para as pequenas empresas, certo? Errado! É notório que as pequenas empresas ou mesmo as talibãs investem na internet há muito mais tempo que as grandes, esta escala esta vindo de baixo para cima. No quadro atual é comum você achar revendedores minúsculos nas primeiras páginas do Google, tanto na busca natural quanto links patrocinados. Enquanto a própria matriz ou indústria fornecedora do produto ou serviço nunca ou quase não faz nada na rede. O que acontece é que as micros e pequenas empresas estão ditando algumas tendências no mercado e isso é perigoso. Por quê? Porque elas não têm profissionais especializados para mensurar e qualificar seus resultados ou aproveitamento na investidas digitais. Assim o mercado vai ficando desorientado, sem cases reais e concretos de MARKETING DIGITAL.
Fiz uma introdução para clarificar este posicionamento onde brincadeiras a parte, a análise que tomei a liberdade de nomear como ENDOMÉTRICA hoje é mal interpretada pelas agências digitais ou off-line. A briga dos departamentos de TI e Marketing ainda são feias nas empresas quando se trata de monitorar tráfego. Por isso é tão importante você não apenas mensurar quem entra e quem sai do seu site e sim como fazer com que esses dados tornem se um aliado em suas bases de pesquisas secundárias. Na internet temos muito mais profundidade em tendências e certamente bem trabalhadas as mensurações, teremos informações sobre a força da marca, top of mind, força dos concorrentes, SWOT e tudo mais que envolva pesquisa e avaliação de mercado.
Pense com a internet e não nela. O seu consumidor está na sua porta, basta abri-la.