segunda-feira, 1 de junho de 2009

Users To Business

Nos Conceitos tradicionais separávamos os Consumidores das Empresas, denominados de B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business), esse conceito pregava a seguinte ordem de abordagem.

Empresa -> Meios -> Veículos -> Canais -> Consumidor

Na maioria do tempo em que nós consumidores recebíamos uma mensagem propagandista, era comum estarmos passíveis diante ao mundo de informações oferecidas pelas empresas. Veja o caso do outdoor, banido de São Paulo por poluírem visualmente o ambiente.
Com o marketing de relacionamento começamos a descobrir que consumidores são mais do que compradores são pessoas individuais que normalmente influenciam uns aos outros. Este conceito para mim é exatamente o reflexo do que a internet está virando e já é realidade para muitas pessoas, o conceito U2B. Neste conceito não tratamos mais empresas como empresas e nem compradores como consumidores, trataremos empresas e consumidores como pessoas que compram de pessoas. Vamos lá:
Como citado anteriormente os consumidores ficavam passivos em frente a um veículo e ali eram empurrada goela abaixo propagandas e mais propagandas. Hoje com a internet o fluxo foi totalmente revertido como no exemplo abaixo:

Usuário -> Canais -> Veículos -> Empresas

O centro das atenções cada vez mais centralizados nos usuários e menos nas empresas, isso é devido à demora das empresas entrarem na internet, e hoje já totalmente consolidada, a web formou suas bandeiras independentes e informais, transformando cada pessoa em um potencial cliente, porém os mesmo clientes insatisfeitos não apenas reclamam com os amigos a sua volta, eles postam na internet e milhares de pessoas que nem ao menos conhecem o sujeito vão interpretar sua angustia e normalmente compartilham da insegurança e optam por outra marca ou modelo.

Bem vindo à era dos Users to Business (Usuários por Negócios).
As ações em massa serão cada vez mais complexas, cercadas por analytics e Social Media Supports, produtos cada vez mais dedicados aos gostos únicos dos usuários, o B 2 B será unificado com o B 2 C formando o U 2 B, do gerente de compra à dona de casa a comunicação e funções de sociedade estarão embutidas nas ações, comparações e sugestões de usuários que queiram ou já adquiriam tal produto estarão lá, ou seja, a diferença de comprar uma matéria prima para produção industrial ou um molho de tomate para o almoço de cada dia será meramente burocrática, pois a maneira de encontrar o seu P.A. será ser encontrado por ele.

To be continue....